domingo, 12 de agosto de 2012

Visto Trip - Curitiba PR

Saímos de Brusque pra Curitiba pra fazer o Visto para Portugal um dia antes, porque o Consulado só atende 25 pessoas por dia, e, portanto, tem que chegar cedo!

As primeiras seis horas de "road trip" correram bem!
Depois de engarrafamento por causa de acidente, amizade com caminhoneiros, muitas paradas para xixi e água, problemas com o GPS (hehe) e o caótico trânsito de Curitiba as 6h da tarde, chegamos no Bristol Saint Emilion Hotel.
Super recomendo pra quem for fazer o visto, porque, além do precinho camarada, o Vice-Consulado fica logo na frente, no edifício Hannover, e é recomendável chegar lá bem cedinho! Tem Subway bem pertinho, e o hotel é confortável e bonitinho!

Pra entrar no prédio do Consulado tem que fazer cadastro com foto e RG (Fomos as 5 e meia da matina, omg!), mas a fila de verdade é por ordem de chegada, lá no vigésimo andar, onde só pode entrar depois das 8h, portanto, escolha o elevador mais rápido e não enrole no café da manhã!

No final, faltou um xerox, que a gente pode levar depois, e no mais deu tudo certo! Agora é só esperar!
E que espera ansiosa.. Que comece a arrumação de malas e a contagem dos dias!

P.s.: Leve o máximo de documentos previamente preenchidos e assinados, na ordem, separados em "originais" e "cópias" (DE TUDO!). Não esqueça o dinheiro (R$300,00)

27 days to go!
:*

sábado, 4 de agosto de 2012

CSF Portugal, here we go!

“Mari e Marthi sem Fronteiras” é uma espécie de diário, nada secreto (prometo Mãe!), pra deixar todo mundo que amamos e que, no fundinho, considera-se abandonado por dentro de todos os acontecimentos da viagem. Também, penso nele como uma lembrança dos momentos inesquecíveis que prevejo pra viagem, além de um pseudo-guia, para os curiosos futuros viajantes!

A viagem não caiu bem do céu, mas quase isso. Nossa querida Presidente Dilma disponibilizou várias bolsas de intercâmbio de Graduação, através de um programa chamado Ciências sem Fronteiras, com o objetivo de “promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional”. A ideia foi discutida e rediscutida por semanas e a maioria das inscrições foi deixada pra ultima hora.

Não fizemos prova alguma. As listas iam sendo divulgadas por causa do ENEM ou do currículo, ninguém sabe. Atrasadas sempre. Grupos no facebook levavam as pessoas à loucura. O CNPq adiando todos os resultados, e o que me lembro bem é a Mariana me ligando desesperada numa quarta-feira de manha  pra descobrir que eu tinha recebido o e-mail de aceite da mesma Universidade que ela!

E pronto, agora estamos aqui, com todos os papéis prontos pra ir fazer o visto pra Portugal, faltando praticamente um mês pra viagem. 
Cheias de planos, expectativas e borboletas no estômago!

Espero que este seja um "lugar" que a gente volte muitas vezes para rir, relembrar, chorar talvez.. não sei..!

                                                                                                               Universidade de Coimbra

Just let the fun begin!