quinta-feira, 21 de março de 2013

Coimbra em família

Meu presente de aniversário/páscoa veio carregado com 4 malas e cheio de amor pra dar.. quanta saudade! 
Fugiram do meu apartamento gelado, onde sofá e fechadura de janela viraram varal e, "pela falta de algo mais apropriado", todo o lugar é lugar para o rodo, a vassoura e o pano de chão! Mal sabem elas que iam tomar banho na banheira que também é nosso tanque.. segredinho, hehe

Agora a Bê e a Mami estão quentinhas e confortáveis no Tivoli Coimbra Hotel, divas! 
Depois das longas dez horas de voo até Porto, da curta viagem de trem até Coimbra, e da mudança, levei a pequena grande parte da minha família para almoçar no Largo da Portagem (minha praça preferida de todas) e passear à beira do Mondego, o que foi turismo suficiente pra fazê-las desmaiar por 12 horas na cama do hotel.

O segundo dia foi inteiramente dedicado à Coimbra, e como Coimbra é sinônimo de Universidade, foi pra lá que rumamos logo no início do dia. Primeira parada para fotos, Porta de Barbacã, passagem pela muralha em torno da antiga cidade de Coimbra. Dali direto para a primeira loja de artigos tradicionais (leia-se galos portugueses) que encontramos, e lá perdemos algumas horas admirando e escolhendo cerâmicas de toda Portugal!

Subimos para as catedrais Sé Velha e Sé Nova, pagando 2 e 1 euros, respectivamente, como contribuição espontânea em cada uma. Passamos pelo Cabido, Bigorna, RS, pelas ruazinhas da cidade alta, nos esprememos contra a parede para deixar os carros passarem.. só faltou tomar um de pack shots para a experiência coimbrense ser completa!  

Chegando à universidade compramos os ingressos para a visita à Biblioteca Joanina, Prisão Acadêmica e Sala dos Capelos. Estudantes da universidade não pagam, que foi meu caso, e os outros ingressos custaram 7 euros cada. 7 euros muito bem gastos, a sala dos Capelos era, antigamente, a Sala do Trono e agora é o local de realização das cerimônias acadêmicas solenes, como os doutoramentos solenes, doutoramentos honoris causa, a investidura do reitor e as sessões de abertura solene das aulas. 

A Biblioteca Joanina é sem palavras, depois da reportagem no Globo Repórter me senti mal por ter sido questionada tantas vezes sobre ela, e ainda não ter ido visitar. Fazendo turismo com a Mami e a Bê descobri quão grandiosa ela é. Coleção de 200 000 volumes, desde 1750, impossível descrever a riqueza e conservação dos detalhes.


Já a prisão logo a baixo é inacreditável.. qualquer comportamento fora do regulamento da universidade era punido com um período de reclusão em uma espécie de cela minúscula abaixo da biblioteca!
Voltando pelas escadas monumentais, passando pela respeitável estátua do fundador da Universidade, D. Dinis V (e suas bolas), chegamos à praça da república. Almoçamos cozido à portuguesa e crepes de carne no Jardim da Manga, de sobremesa uma Tigelada (espécie de pastel de nata sem a casquina dentro de uma tigela), tudo acompanhado de uma garrafa do vinho da casa e servidas pelo mais simpáticos dos garçons. 

Revigoradas e prontas para um longo passeio no Fórum, maior shopping de Coimbra!

Dia lindo, companhias maravilhosas, o que mais eu podia querer?

Beijinhos.

P.s.: Fotos em breve!








Um comentário:

  1. Obrigada pelo PS! Fiquei o post todo pensando: "CADÊ AS FOTOS ILUSTRATIVAS??"

    ResponderExcluir