quinta-feira, 28 de março de 2013

De Fátima à Aveiro

Coimbra tem 319 km², 3 pontos turísticos e um bom shopping.. um dia, um dia e meio, foi suficiente para conhecê-la de trás pra frente e de frente pra trás,  e para encher a mala de presentes, então aproveitamos o tempo pra conhecer mais um pouquinho de Portugal. Levei a Mami e a Dinda nas duas cidades que mais gostei, das que visitei nestes últimos seis meses. 
Família no Jardim da Manga - Coimbra
Basílica de Nossa Senhora do Rosário - Fátima
Fátima é uma das cidades mais religiosas de Potugal. Foi onde a Virgem Maria, apareceu seis vezes aos três pastorinhos, Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus, e pediu que ali construissem uma capela, onde hoje, fica o Santuário de Fátima. O Santuário é um local de peregrinação, oração, sacramento (como curisosidade, foi ali que a apresentadora Ana Maria Braga pagou sua promessa quando curou-se de Câncer). O lugar enche o coração de paz, e nós tentamos levar um pouco dela pra quem não viajou com a gente, presenteando imagens, abençoadas durante a missa que assistimos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
No Santuário também são feitas exposições. Na primeira vez que fui visitei a exposição sobre as aparições da Virgem, contadas pelo último pastorinho vivo, Lucia, que faleceu em 2005. Desta vez, a exposição abordava o Imaculado Coração de Maria. Era lindíssima, com narrativas de como deveria ser retratada a Virgem e textos tocantes sobre a grande Mãe da humanidade, Santa ou não.
Pira

Mami curtindo o sol europeu - Aveiro
Mais ao norte de Portugal, relembramos Veneza passeando à beira das rias de Aveiro. Comemos ovos moles, sentamos no jardim de oliveiras sobre o shopping, e observamos os moliceiros navegar sob as pontezinhas contando as antigas histórias sobre marnotos e salineiras. Ah que cidadezinha simpática!

Aveiro

Sardinhas na Brasa

Nem preciso dizer que os almoços e jantares foram sempre bem servidos. Provamos todos os tipos de bacalhau, azeitonas, pães, compramos queijos e vinhos no mercado, almoçamos Cozido à Portuguesa com Crepes de carne no Jardim da Manga (Coimbra), Bacalhau Gratinado no restaurante de Fátima (o cardápio incluia sopa, mas tínhamos que adivinhar que se não pedissemos, não ganhavamos), Sardinhas assadas em Aveiro, e sobremesas portuguesas tradicionalícimas, não faltaram!

Bacalhau Gratinado
O carro que alugamos por três dias vai ser devolvido em Lisboa, e de lá, depois de um pastel de Belém, partimos para a grande Barcelona! Quero que chegue logo, e não quero que ninguem vá embora..







Nenhum comentário:

Postar um comentário