terça-feira, 21 de maio de 2013

Era uma vez..

... uma terrinha longínqua, de onde, a distância de nove ou dez quilômetros à sudoeste, ainda se viam as luzes de Paris. Foi lá, que como o sol que dá vida a tudo na terra, Luiz XIV, o Rei Sol, ergueu um castelo, um palácio, uma residência real monumental nunca antes vista!




O Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras, 700 hectares de jardim e é um dos pontos turísticos mais visitados da França (em média oito milhões de turistas por ano).


Parece um conto de fadas! Só a carruagem, que nos levou pelos 10 km, não era lá muito mágica. O trem (RER) estava lotado e fomos de pé, apertadíssimos por uns 45 minutos até a estação. A fila pra entrar também não é muito encantadora, mas, ao menos, com nossas extraordinárias carteirinhas de estudante, entramos sem pagar! 

Depois é só se perder no luxo dos candelabros, abóbadas, paredes de cetim, pinturas, camas fofas, decorações infinitas.. sentir-se dentro de uma caixa de presente, muito muito cara! E quando sair dela para os jardins perde-se o fôlego, tanto pelo tamanho quanto pela beleza do lugar! 


Ah lar doce lar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário