sábado, 27 de abril de 2013

Le cœur de Paris

Eu adoro sair do metro e "dar de cara" com o monumento. Foi relembrando a visão subterrânea do primeiro monumento europeu que visitamos, a Duomo de Milão (muitos meses atrás), que paramos de olhinhos brilhando em frente ao gigantesco Arc de Triomphe, o marco inicial da "La plus belle avenue du monde" (A avenida mais bela do mundo), mais conhecida como Champs-Élysées!


Atravessamos os 7km da avenida jogando conversa fora, como se fosse o caminho que nos levaria aos comuns afazeres cotidianos. Não tinha nada de comum no Jardin des Tuileries. Foi lá, entre as tulipas multicoloridas que tive certeza do porque esperamos até então pra vir a Paris. A cidade ficou ainda mais cheia de graça na primavera, nada de mãos congelando, pés reclamando do frio, noite chegando cedo demais. O sol nos convidava a ficar mais um pouquinho e nós não resistíamos!




 'ceux qui ont exposé leur vie et prodigué leur sang pour la défense de la monarchie (...) passent le reste de leur jours dans la tranquillité'

(aqueles que expuseram as suas vidas derramaram o seu sangue pela defesa da monarquia (...) passem o resto dos seus dias na tranquilidade)

Atravessamos a ponte Alexandre III, passamos o gramado verde e uniforme e chegamos a frente do Hôtel des Invalides. Eles deram tudo que tinham pelo seu país, e agora, já sem forças, tinham seu merecido momento de descanso. É ali também que descansa Napoleão Bonaparte, em um suntuoso sarcófago dentro da capela de Saint-Louis, vale uma visita. 


Dali só seguimos a pontinha metálica pairando a 281 metros sobre a cidade luz. Uma bola cor de laranja tocando o chão devagarinho, aquele céu de coelhinho da páscoa pintando ovos, casais brindando com champanhe e por 13 euros e algumas horas de espera eu vivi o por do sol mais bonito da minha vida!


Confesso que a vista de Paris sem a Torre Eiffel não é a mesma coisa, mas pensar que você é um pontinho vivo no meio da treliça de ferro mais conhecida do mundo dá vontade de chorar, e era só isso que a Mari conseguia dizer: "Marthina, a gente tá na Torre Eiffel! Brenda, a gente tá na Torre Eiffel!"


É Mari, a gente foi na Torre Eiffel, e eu já estou com saudades!!


















Um comentário:

  1. Sempre uma emoção ler este blog...dá sempre um gostinho de quero mais. Acho que é esta a intenção.
    Bjs Mami

    ResponderExcluir