segunda-feira, 15 de julho de 2013

Porque eu adoro falar República Checa - Praga

Me apaixonei por Praga, literalmente, à primeira vista. Através das janelas sujas do ônibus de 19,50 euros da Eurolines, sem saber para onde olhar, por que cada lado do rio era mais bonito que o outro! A cidade tinha um pouco de todas as outras que já visitei. Os telhados verdes de Copenhagem, as avenidas largas e arborizadas de Paris, os prédios antigos de Londres, os canteiros floridos Alemães e Holandeses, as cores da Itália, e pra completar, o incrível e único relógio astronômico de Praga.
Museu Nacional

O relógio é lindo e inútil ao mesmo tempo. Isso porque até conseguir ler a hora certa já deve ter se passado um bom tempo e você provavelmente já estará atrasado. Mas seus ponteiros indicam a hora do por e nascer do sol, o dia do ano, a fase lunar e o zodíaco. Conta a lenda que é único no mundo porque os cidadãos o amavam tanto, mas tanto, que queriam não queriam que ninguém tivesse um igual àquele, então arrancaram os olhos de quem o construiu. Dramas europeus, vai entender!



Caminhar pela cidade foi o ponto alto da viagem. De lojinha em lojinha, barraca em barraca, olhando o preço de tudo, absorvendo o máximo dos cheiros e sabores da cidade. As marionetes de madeira fazem sucesso por lá, a cidade é considerada a Capital mundial da Marionete, e é cheia dos pequenos (e grandes) teatros de bonecos. Fica a dica para quem quiser uma lembrança (boa e cara lembrança) da cidade, atenção especial para as conversões!
Teatro Nacional de Marionetes


Para os maluquinhos, ou de orçamento reduzido, a lembrancinha pode ser convertida em um imã bonitinho ou em uma garrafinha de Absinto, que sai pelo mesmo preço de uma cerveja! O que eu descobri é que Absinto deve ser diluído, com um torrão de açúcar, e não bebido puro igual essa gente doida que vive no Cabido Bar faz, não não não..


Das delicinhas que encontrei por lá não faltou crepe de Nutella (2 eurinhos), muita salsicha com pão e com chucrute, copões de cerveja e "trdelkík" - algo como um pão oco assado na hora e passado pelo açúcar com amêndoas e canela!


O Castelo de Praga fica bem bem bem no alto da cidade, mas a subida é, como sempre, compensada pela vista da cidade lá de cima, e pelos jardins, tenho que dizer. São lindíssimos, apesar de o castelo não ser lá bem onde a Cinderela moraria, os jardins com aquela vista que irrita de tão bonita e difícil de registrar numa foto, são um ótimo lugar pra perder algumas horas da visita. 

Charles Castle - O melhor rei da República Checa

Wenceslau Square

Igrejas, claro, estavam sempre presentes no nosso roteiro, mas dessa vez houve uma que foi a menina dos meus olhos. A faxada branquinha não dá ideia nenhuma da preciosidade que abriga a igreja de Nossa Senhora Vitoriosa. Uma estatueta do pequeno menino Jesus, a quem foi atribuído diversas graças, desde que bem cuidada e venerada. Sua história, de protetor e salvador, especialmente da infância, encantou o mundo e até hoje recebe novenas e presentes vindos de todos os lugares.

Menino Jesus de Praga
Praga tem até uma mini torre Eiffel, não precisava de mais nada pra ficar do ladinho de Paris no topo da lista das cidades preferidas.. essa vai dar saudades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário