segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rumo a Alcobaça


Segundo dia de viagem começou com os meninos batendo na nossa porta, pontualmente às 7:50 da manha, empolgadíssimos com o roteiro inteiro preparado, GPS na mão e a história de Inês de Castro na ponta da língua.

Para resumir, Dom João, príncipe de Portugal, perdeu a Esposa e quis casar-se com sua amada Inês, uma das aias de sua falecida mulher. Dom Afonso, rei de Portugal, mandou-a matar o que fez o filho revoltar-se. Quando morreu seu pai, D. Pedro tomou a coroa, coroou o cadáver de Inês e fez com que todos beijassem sua mão. Hoje os dois estão enterrados no Mosteiro de Alcobaça, e foi pra lá que rumamos no nosso Punto alugado!

Fomos primeiro para Tomar, seguindo a mesma rota que nossos queridinhos do Erasmus estavam fazendo. Em Tomar, um Castelo e o Convento de Cristo (todos de entrada gratuita aos domingos até as 14h, portanto, corra!) jardins bem cuidados, mínimos detalhes nas muradas e janelas, e a vista belíssima.




 
Seguindo para Batalha, onde visitamos um Mosteiro, com  túmulos de soldados da Grande Guerra, mais jardins e quartos, corredores enormes e tantos andares que nos perdemos.

Paramos também em Fátima que ficava no caminho, o que nos fez perder cerca de uma hora batendo fotos e acendendo velas, ou seja, seis euros de entrada na visita de Batalha,já passava das 14h.



Quando estávamos chegando no ponto máximo da viagem, Alcobaça, estacionamos e encontramos uma feirinha de antiguidades das mais fofas. Comprei mais um item pra coleção de cadeirinhas da minha Mãe e esperamos o Raphael em uma tentativa de negociação por uma corrente (que não deu certo) e dobrando a esquina para a entrada do Mosteiro e do esperado túmulo da Inês... o monumento fechava as 17h. Perdemos o horário! Mas as fotos do lado de fora ficaram lindas! haha










No desespero corremos para a cidade mais próima, Nazaré, para visitar qualquer coisa antes do sol sair. Passamos por um pedágio com a cancela aberta. Não pegamos o tiket. Encontramos uma cancela fechada. Não tínhamos tiket para pagar. Pagamos 22 euros de multa e ficamos tão decepcionados que voltamos pra Coimbra, abastecemos (30 euros para completar o tanque do que gastamos nos dois dias!!!) e fomos pra casa!



Adoramos tudo, viajar de carro é interessante, dá pra conhecer as cidades de um jeito que de onibus não se ve.
Ficam as dicas: se informar como sair da cidade primeiro, um GPS confiável, ter quatro bons motoristas como eu tive (Brenda, Mari, Renato e Raphael, não Jô eu não dirigi!!! haha), seguir um roteiro pré-planejado, e levar um pen drive com uma boa trilha sonora e uma comidinha pra garantir! O resto é só diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário