terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um dia em Milão

Milão é, sem sombra de duvidas, a capital da moda.

A expressão de qualquer pessoa, inclusive e principalmente as italianas, ao saberem sobre nosso passeio por Milão, e 'nhe'. Eu, porem, não me arrependi de ter começado nossa viagem por lá.
A chuva e o outono não são de grande ajuda quando se trata de viagens curtas. A chuva cansa e o dia escurece muito mais cedo, mas nem por isso deixamos de aproveitar a "Piazza Duomo" e as vias mais fashions da Europa.

De metro e equipados com guarda-chuva de 5 euros (que conseguimos trazer de volta para Coimbra!!!), rumamos ara a Duomo. Majestosa, visível desde o subsolo, mesmo antes de sair do metro. Pode-se passar horas a olhar para ela e ainda encontrar detalhes na escultura datada de 1386, quase nos fez esquecer a chuva!

Compras eram impossíveis (exceto por alguns pequenos itens na loja da MAC, hehe) por causa das malas cheias, então partirmos para a comida.
Nosso primeiro jantar italiano foi tradicional com a maior pizza individual que já vi na vida, sabor carbonara, espaguete carbonara e lasanha bolonhesa.
Também serviu como lição
 “Coperto" - taxa cobrada (aproximadamente dois euros por pessoa) pelos ratos, talheres, guardanapos, etc. Traduzida, erroneamente, na minha opinião, como Couver.

Ganhei um sorvete por essa!

Ou seja, mesmo que os pratos sejam baratos, pergunte pelo coperto (foi nossa pergunta em todos os restaurantes até o fim da viagem!)
Não encontramos sorveteria, mas juro que compensamos nos outros dias da viagem!

Com o trem para Veneza "comprado" (explico mais tarde!) para o meio-dia do dia seguinte, saímos às 8h do hostel e tomamos café no metro para aproveitar ao maximo a parte da cidade impossível de conhecer sob a chuva
O "Castello Sforzesco" é belíssimo e está em restauração. Não se paga para entrar e esconde atrás de si um parque inacreditavelmente dourado do outono. Passeando por ele, encontramos Piazza Sempione e o Arco della Pace, comemorativo da vitoria sobre Napoleão (como quase tudo na Europa).
Gostei muito de Milão pelo fato de incluírem na historia o presente, e não destruírem o passado para construir de novo. A Europa inteira é assim, conservada, linda!

Lições de Milão

Nosso quarto de hostel tinha seis camas, demos sorte e o dividimos com um casal louco de australianos que esta há dois anos viajando ela Europa, conhecendo a fundo cada cidade, cada pais, adorei!
Escolhemos o hostel, o que eu achei que funcionou muito bem, pelo preço e pela localização. Por localização não entenda ao lado do maior monumento, mas sim, o mais próximo possível de uma boa estação de metro!
Fica a dica - Scream House, Viale Monza 111, Milão

Andar entre os pontos turísticos, pois apesar de chegar com os pés moídos à noite, foi a melhor maneira de conhecer as cidades, encontrar bons restaurantes e bater boas fotografias!

Caso seja inverno, faça um esforço (ainda maior) para levar consigo uma bolsa de mão de tamanho suficiente. Luvas, gorro, lenço, água, carteira, óculos de sol, são muitos itens essenciais!

Levar uma bolsinha pequena para dinheiro e passaporte que fique junto ao corpo, dentro da blusa ou casaco, evita preocupações desnecessárias.

Não dar atenção para qualquer pessoa que parece estar sendo apenas gentil oferecendo alguma coisa (bater fotos, milho para os pombos etc.), ela sempre vai querer dinheiro em troca, e vai pressionar para conseguir.

Se for viajar com companhias aéreas Low Cost (Ryan air, easy Jet...) coloque os líquidos em zip loc, não se estresse muito com o tamanho da mala (no nossos voos todas passaram e a maioria não foi checada), e chegue o mais cedo possível.
O voo parece um programa do shop time, os bancos não deitam para que você preste atenção em todas as promoções exclusivas que eles tem a te oferecer, de sanduiches, passando por perfumes e raspadinhas da sorte. Consiga um lugar na janela e poderá tentar dormir!

A comunicação é difícil, nem todos falam inglês como esperávamos, mas as frases feitas no tablet do mateus ajudaram, a rir pelo menos!