quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Partiu!

Os potinhos de 100 ml foram preenchidos de novo e as blusas de lã e casacos de pena estão se esforçando para caber nas nossas malas minúsculas, pelo menos dessa vez temos certeza que vai ser frio o tempo inteiro! Muito frio!

Londres e Edimburgo que nos aguardem..

hehehe
Feliz ano novo, e até 2013!

Beijinhos!!




domingo, 23 de dezembro de 2012

Obrigada Papai Natal!

Essa é uma daquelas noites de sono difícil. As crianças não pregam os olhos e mantem os ouvidos atentos à qualquer ruído nos arredores da árvore de natal. Os pais contabilizam o número de convidados, a quantidade de comida e checam mentalmente as listas de presente. E eu, que já não acredito em Papai Noel, só em cartão de crédito internacional, e não tenho ceia para preparar.. passo a noite maquinando algum texto meio demagogo  mas de coração, para ler antes da troca de presentes na festa. 

Agora, com uma árvore pelo menos três vezes menor, à uma distância mil vezes maior da minha família, passando o Natal como nunca passei na vida, me encho do espírito natalino presente nas ruas de Coimbra, junto aos meus os sentimentos e a saudade de quem mora comigo, e agradeço!

Agradeço ao Pai Natal porque não escrevi nenhuma carta e não lembro de ter sido a melhor e mais obediente menina do mundo (como diz ter sido minha afilhada de 3 anos!), mas ganhei a realização de um sonho! 

Agradeço pela minha família linda, pelos meus novos amigos, que tão facilmente encontraram um lugar no meu coração, e também pelos antigos que mesmo longe nunca são esquecidos! 

Agradeço pelo Skype, quando eu falo com quem eu amo, pelo plano Brasil da Vodafone, para ligar baratinho no meio do dia pra matar a saudade como se eu tivesse ali do lado, e sobretudo pela Dilma, que paga por tudo isso! 
#Dilmais #GodSaveDilma #RainhaAmadaIdolatrada

Mãe, Jô e Nah, o Natal longe de vocês nunca vai ser a mesma coisa. Vou sentir falta da comida, do champanhe e até do 'Noite Feliz' que todo mundo acha que sabe a letra mas ninguém canta direito! Não deixem o Samuel ir pra casa mais cedo brincar com o presente, nem o Joci levar o dele no banco da frente! A Nah não ta muito velha pra ir na Forever, mas o Rafa sim! Agarrem a Lara até não poder mais por mim. Amo vocês!

Saudades sem tamanho!

Feliz Natal.




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Informativo Ciências sem Fronteiras

Este é pra quem pretende vir pra cá e não sabe por onde começar, como eu (e todos os outros participantes do programa) a poucas semanas atrás!
O que aconteceu comigo foi o seguinte:

31 de Maio: Admissão no programa Ciências sem Fronteiras e início das inscrições para as universidades. O número de inscrições que cada participante poderia fazer era diferente de acordo com o seu curso e área.

11 de Julho: Aceite pela Universidade de Coimbra.

14 de Julho: Aprovação da Bolsa pelo CNPq e preenchimento dos devidos formulários onlines.

16 de Julho: Recebimento da Carta de Benefícios (assinado digitalmente), Procuração e Termo de Compromisso (Não foram enviados ao CNPq como eles pediram).

29 de Julho: Transferência das 3 primeiras mensalidades, mais seguro saúde, auxilio instalação, taxa de bancada e auxílio deslocamento, para a conta que foi fornecida no formulado preenchido dia 14.

(Envio do Comprovante de pagamento do seguro saúde para SEBIE)

10 de Agosto: Visto em Curitiba.
22 de Agosto: E-mail de confirmação de visto.
03 de Setembro: Chegada do passaporte com o Visto Português.
09 de Setembro: Viagem.

Ao chegar em Portugal:

Comprar um cartão para o Celular. Recomendo Vodafone com aditivo Brasil.
Ir ao SEF levando endereço e passaporte,  pegar uma senha do departamento de finanças e aguardar para fazer o Número de identificação Financeira. (10 euros)
No SEF também pegar a fila dos assuntos Internacionais e marcar o Adiamento do Visto até a data da viagem de volta.
DRI na Universidade para tratar da Matrícula!

(Enviar os papéis de chegada em Portugal ao SEBIE)

Ir ao banco e abrir uma conta bancário. Recomendo Santander. (Necessário ter NIF).
Para procurar um apartamento é útil ter um telemóvel, um tênis confortável, e também classificados ou anúncios desses que ficam nos postes de luz da rua.

(Enviar os papéis comprovantes de morada em Portugal ao SEBIE)

Depois de ter uma casa, fazer amigos, começar as aulas... é só aproveitar seu Ciência sem fronteiras.. cada segundo dele.. porque devo dizer, estou no quarto mês e já acho que vou sentir saudades!


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Serra da Estrela - Portugal

Expectativa: 


Torre da Serra da Estrela - 10 dias antes

Piódão Nevado

O último final de semana foi de muitas expectativas. Subimos ao ponto mais alto de Portugal na esperança de fazer bonecos e guerrear com bolas de neve, muitos pela primeira vez na vida. Porém, como já dizia a minha irmã, toda a expectativa gera desapontamento, e depois da uma hora e meia congelando no vento frio de baixo da Torre da Serra, completamente invisível por causa da neblina, a única memória que levamos foi a da degustação do delicioso queijo da Serra.

Tem dois na geladeira!

Belíssima Torre da Serra da Estrela ao fundo!
Fizemos algumas paradas ao longo do caminho. 
A Aldeia de Piodão é considerada uma das mais bonitas de Portugal. Suas casinhas de janelas azuis foram construídas ao longo da encosta formando algo como um anfiteatro na Serra do Açor.
Conta-se por lá, que a aldeia surgiu inacessível, onde um fugitivo do Rei D. Pedro de Portugal, assassino de Inês de Castro, se refugiou. A atmosfera da vila, cheia de ruelinhas, é assim, sombria e misteriosa!

Visitamos também, o canil dos famosos cães da Serra da Estrela. Raça conhecida pela proteção dos rebanhos nas regiões montanhosas, de difícil acesso. Com a chuva intermitente, o cheiro não era dos mais agradáveis, mas não dava pra resistir à fofura dos filhotes!

Cão da Serra da Estrela

A chuva também esteve presente no domingo, quando fomos esquiar, no que pensávamos ser neve artificial, já que São Pedro não quis colaborar com os tão desejados flocos brancos. Na verdade, era um tapete de grama sintética branca e molhada, meio furado, meio sujo, mas nem por isso deixou de ser super divertido. O equipamento era todo de verdade, assim como as quedas e a dor na bunda de subir e descer! 

Depois de uma horinha de aula prática, já estamos praticamente prontos para os alpes suíços!

Realidade:




Piodão sem Neve :(




XOXO







domingo, 9 de dezembro de 2012

Três Meses


Tomara

Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...
Vinícius de Moraes



 
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Muito Obrigada!

Uma coisa curiosa sobre viajar para lugares que falam uma língua diferente, é que geralmente a primeira coisa que se aprende a dizer, se já não se sabe, é 'obrigado'. Primeiro porque, para quase tudo, você precisa de uma informação e vai agradecer por ela. Para comprar qualquer coisa. Para ser apenas educado ou porque você vai precisar de ajuda, sempre!

Esses dias em Portugal foram engraçados.. todas as vezes que alguém segura a porta aberta pra mim ou entrega o pão pra Mari, nos entreolhamos e rimos do grazie ou gracias que insistem em escapar das nossas bocas! 

Descobri escrevendo esse post, que o "obrigado" representa sentir-se na obrigação de retribuir o favor a quem o fez. Achei bonitinho. Lembrando a quem agradeci na Itália e na Espanha e o quanto me fizeram felizes nos momentos em que lá estive, comendo alguma coisa gostosa ou recebendo uma informação simpática, gostaria muito de poder contribuir para que fossem felizes também!

Agora, muito obrigada a vocês, leitores queridos, família fofa, amigos lindos e todos que leem o blog, mesmo que só de vez em quando.. Torço para que eu possa compartilhar, por aqui, um pouquinho da felicidade que tenho vivido nesses meses incríveis da minha vida!

Beijinhos,
Marthina.



Salamanca - Comes e Bebes

Como eu disse antes, economizamos nas comidas típicas, como tapas e paella, pra esbanjar nas festas.. Uma pequena lição que aprendemos na Itália, depois de voltar gordas e pobres! hehe



Então, tirando Fast Food que todos conhecem, vou recomendar dois restaurantes que valem muito a pena!

O primeiro foi onde tomamos café da manhã porque estava incluso nas nossas despesas do hostel, e acabamos almoçando por lá pois o ambiente era simplesmente irresistível. Cada canto do Bar/Restaurante é preenchido com algum tipo de decoração que de alguma forma combina entre si. No teto, de quadros a bicicletas. Nas paredes, dinheiro de todos os lugares do mundo e uma cidade inteira em alto relevo. Cada mesa preenchida com qualquer coisa, desde marcas de camisinha até moedas e bolinhas de ping pong! 


Além disso tudo, o almoço com Entrada, Prato Principal e Sobremesa por 9,90 euros. Vale a pena conferir!

Erasmus Café e Bar - Calle Melendez, Salamanca.



O segundo restaurante é uma pizzaria chamada Domino's Pizza. Lá se come e bebe até morrer por 6 euros se você for com, no mínimo, 3 pessoas, e a pizza é uma delícia! 

Domino's Pizza - Calle Gran Vía, Salamanca.



Agora a parte boa.. Festas! Como se as de Coimbra não fossem suficientes, saímos na sexta e gostamos tanto que fomos de novo no sábado!

La Chupitería

Piruletas

Da Casa
Curacao Blue

Primeiro, para tentar amenizar a temperatura negativa na cidade, fomos à "La Chupitería", um bar especializado em Shots de todos os tipos. De Perfecto Amor até o Diablo Verde, passando pela tradicional Tequila, de todas as cores e sabores possíveis. 


El Diablo Verde


(Melhor não comentar)

Depois, nos perdemos em dois grupos.. enquanto um procurava uma balada pelas ruas geladas, o outro entrava em qualquer porta aberta onde tocasse alguma música, para conhecer tudo que podia! No fim, todos nos encontramos no The Irish Rover, que não recomendo nas sexta feiras, já que ficamos lá, nós, o garçom e o DJ que tocou todas as músicas que pedimos! Mas o lugar é sensacional, com poltronas vermelhas e cortinas estilo cabaré misturado com PUB irlandês, e parece bombar na terça e no domingo, fica a dica!


The Irish Rover

No sábado fizemos o mesmo roteiro de sexta a noite, mas a comemoração foi pelo aniversário do Mateus, e  a noite foi tão divertido quanto! 



Domingo terminou com uma parada no posto de gasolina para descobrir o significado de uma luz amarela no painel e um tantinho de inveja de quem passou na Serra da Estrela e viu neve! Fica pra próxima, mas é também uma dica pra quem se dispor a sair cedo de Salamanca e passar por lá antes de escurecer!



Isso é tudo da Espanha por enquanto, pessoal..
Até mais ver!









domingo, 2 de dezembro de 2012

Portunhol na cidade dourada - Salamanca

Salamanca em números: 
3 carros
15 amigos
600 Km
2 noites
4°C (de dia!) e
193719873 shots..

Salamanca em palavras:
Muito
Melhor
Do
Que
Esperávamos!


Dessa vez um GPS só foi suficiente, e conseguimos sair de Coimbra de primeira (uhul!). Demoramos o dobro de horas que o maps dizia, mas até a viagem de carro valeu a pena (custo benefício)!

Casa das Conchas 
Adicionei mais um país à minha lista (infelizmente nenhum carimbo a mais no passaporte..) e conheci uma cidadezinha de ouro (devido ás construções feitas de piedra de villamayor). Limpa, arborizada, sem pombos mas cheia de praças lindinhas e tranquilas, além de muitos mosteiros, conventos, igrejas e palácios. 



Os carros foram estacionados na sexta a noite e só se moveram no domingo a tarde. Visitamos tudo a pé. Passear foi ótimo, mesmo congelando com o vento frio, e calor humano sempre ajuda! 

Plaza Mayor, é o point da cidade, como qualquer um que saiba digitar "Salamanca" no google pode saber! E é realmente linda, de dia e de noite. 
O que não dá pra fazer pelo google é tomar chocolate quente na Catedral Velha, passear pela Ponte Romana, apostar corrida na Plaza Mayor, e, o que eu achei mais curioso na cidade, procurar pelos segredos na fachada da mais antiga universidade da Espanha.

Diz a lenda que quem encontra a figura do sapo tem prosperidade para toda a vida! 
Precisamos de uma ajudinha da foto informativa e do vendedor que refletia raios de sol com um espelhinho nele, fazer o que né?
Quem aproveita é o comércio que enche a vitrine de sapos de todos os tipos, tamanhos e funções!


Comidas típicas eu deixei para comer em Barcelona (Jé, saudades!!) ou Madrid, que ainda estão por vir, economizamos de dia para gastar a noite nas famosas festas de Salamanca, que não foram fracas (conto outra hora hehe).
Os preços das visitas foram todos 3,25 euros para subir nos monumentos e ver a cidade de cima, com alguma exposição (só fui uma vez!). 
O carro mais a gasolina acabou sendo muito mais barato do que excursão ou trem. E o hostel foi 13 euros a noite e era do ladinho da Plaza! Sensacional!


Ta ficando chato dizer o quanto eu gosto das cidades, mas é impossível não adorar!
Parem logo de comer e venham para a Europa, beijos!