domingo, 3 de fevereiro de 2013

Santuário do Bom Jesus do Monte - Braga

Acho que passei mais tempo de Janeiro fora de casa do que nela. Alugamos um carro baratinho e fomos, Raphael, Renato, Mari e Eu, passar dois dias em Braga e Guimarães. Pessoalmente gostei mais de Braga, onde conhecemos uma senhorinha que morava lá há mais de 20 anos e resolveu dar uma de guia turístico passando uma boa meia hora contando para a gente da cidade!

Que gente simpática a do Norte de Portugal, vontade de abraçar todo mundo! Mas enfim, voltando a senhorinha, ela nos indicou o Santuário do Bom Jesus do Monte, que não fica no roteiro tradicional por ser um pouco afastado, mas como estávamos de carro..! 


O santuário é lindo. Começa com uma escadaria enorme, pelos 600 degraus, e conta toda a Paixão de Cristo nas capelinhas pela subida. Quando se chega no topo, dentro da Igreja há a crucificação, e com um pouco mais de disposição, mais acima está a descida da Cruz e a ressurreição. Do fato que de lá se vê a cidade inteira surgiu a expressão "Ver Braga por um canudo", que significa estar muito longe do seu objetivo. 

Agora me senti triste por não ter perguntado o nome da senhora que nos ajudou tanto. Segundo ela, no topo do monte havia um "telescópio" para observar a cidade, tão abaixo, tão longe, e daí surgiu a expressão! 
Para os preguiçosos, ou apressados, como nós, existe um elevador que leva as pessoas até a igreja. 
Nossa guia fofa!


O elevador é "movido a água". Mas é bem mais simples do que algumas mentes engenheiras imaginam! Nosso condutor explicou: existem dois "pesos". Ele estima a massa de cada passageiro e coloca cerca de 100 litros de água, para cada um, no peso de cima. Quando o mecanismo é liberado o peso de cima desce e o peso de baixo (nós) sobe (dã!), bem mais rapidinho do que eu imaginava, por sinal. 

Eles tiram a água para o carrinho ficar leve de novo (desperdício!), e esperam os próximos passageiros. Custa 2 euros ida e volta, mas se você quiser descer pela escadaria, pode comprar só uma viagem por 1,20 euros!


A água vem de uma lagoa que fica lá em cima. Dá pra alugar barquinhos e tudo, mas não conseguimos fazer nada porque já estava ficando escuro.

Á noite queríamos ter ido no Sardinhas Biba, um bar universitário bem conhecido (indicação da Cris) mas era quinta, e parece que nem todas as cidades de Portugal são como Coimbra, então estava fechado! Entra na lista dos motivos para voltar, hehe

Beijinhos.


Um comentário: