segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

(Buda)peste

O dia no lado peste pode começar com os locais, cheio de cor, como tudo na capital húngara, no Mercadão de Budapeste, o Nagy Vasarcsarnok. Lá dá pra encontrar de tudo um pouco, mas principalmente, PIMENTA.. natural, seca, em pó, picante, doce, decorativa, em forma de geléia, molhos e souvenirs.. tem pra todos os gostos e não dá pra sair de lá sem alguma!


Se se demorar demais e a fome bater, não vão faltar opções para um lanchinho, que as gulosas não puderam deixar de experimentar (strudell de maça com gostinho de Brusque que deixou saudades), mas se quiser encher o bucho mesmo, o andar de cima do mercado tem porcões generosas de dar água na boca, cheiros sensacionais e preços mais do que amigáveis! 
O lugar é imperdível, e perfeito pra encontrar uma lembrancinha!



Do mercado dá pra caminhar pela margem do Danúbio até a Ponte das Correntes, verdinha, a mais importante de Budapeste. Sem atravessar, seguindo pela avenida do lado peste, encontramos o homenzinho barrigudo, que representa a comida e a bebida da Hungria, com a barriga lustrada pelas pessoas que a esfregam na esperança de ter uma próxima boa refeição! Mais a frente está a Basílica de São Estevão. Está é uma igreja curiosa. O Santo, de mesmo nome, é colocado lado a lado com Jesus, e tomado com a mesma importância, isso porque foi (santo) Estevão que converteu os Húngaros ao cristianismo. Por esse motivo, e por causa de sua mão "milagrosamente" mumificada, foi considerado santo, após sua morte. A mão é guardada no interior da basílica, e é um dos maiores tesouros nacionais. Fica em uma câmara escura e para conseguir enxergá-la paga-se 250 florins. A dica é: a luz fica acesa por 3 minutos, quando ver alguém colocando a moeda, vá atrás e fique esperando para ver também!


Continuando na parte religiosa da Cidade, que tal visitar a maior Sinagoga da Europa? Um choque de Laranja e Amarelo na paisagem urbana de Budapeste (consulte os horários para visitas). Voltando às ruas, prepare-se para bater pernas na "Champs Elysee" húngara! O começo da Andrassy Utca é cheio das lojas mais divas, das marcas mais conhecidas/caras/quenãomepertencem, e se você pular umas duas quadras pra direita (se estiver indo em direção ao Parque dos Heróis) encontra o bairro dos Judeus, que é o extremo oposto, ótima região para comer algo mais barato e sair a noite. Mas, mantendo o foco (né mami!), depois da rótula da Ópera na Andrassy, a rua se transforma em uma avenida cheia de museus de todos os tipos e construções clássicas bem cuidadas, com detalhes incríveis. Vontade de acordar ali, sair pela porta de robe, recolher o jornal e acenar para o vizinho da frente pelo muro baixinho. haha



Se você não for um sonhador e perder tempo demais nos edifícios, vai chegar logo ao fim da rua, na Praça dos Heróis. O Monumento é composto pelo Arcanjo Gabriel, no topo da torre, um semi-círculo de guerreiros representando Guerra, Paz, Trabalho e Bem-Estar, conhecimento e glória, e na base os chefes das sete tribos húngaras que conquistaram a área hoje conhecida como a Hungria! É um dos lugares mais visitados e a porta de entrada para o parque da Cidade. 


Vajdahunyad Castle
No inverno, o lago congela e o parque vira um grande centro de patinação, hóquei e todos os tipos de esportes sobre o gelo!  Depois de um tempo descansando e admirando as habilidades crianças húngaras ao som de Gangnan Style, fomos passear no castelo, Vajdahunyad Castle (fala essa agora, quero ver!), mesmo sem saber que era um, mas a nossa curiosidade mesmo era acerca do maior banho termal de Budapeste, a poucos metros dali. O Széchenyi Bath Medicinal, eu acho que, é sensacional. Juntei todas as informações que li na internet sobre tomar banho de baixo da neve e ver velhinhos barrigudos jogando xadrez na piscina naturalmente aquecida, mas não levei roupa de banho! Não esqueça sua roupa de banho!!!

Széchenyi Bath

Tudo bem, voltaremos!
Era tudo sobre Budapeste.. Faltou fazer um passeio de Barco no Danúbio à noite e conferir se os investimentos em iluminação são válidos, entrar no Parlamento e na Sinagoga, e tomar uma banho na piscina termal. Tudo isso é super acessível, a cidade é baratíssima.. não deixamos um Florim sequer lá.. tudo que sobrou eu gastei com chocolate que a guia do tour recomendou, não deixem de experimentar! hehe

Pöttyös - Túró Rudi (Sessão de coisas geladas - demoraaaaamos para encontrar!)

Beijinhos!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário