segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Febrada


As vezes eu acho que no fundinho devo ter raízes nessa terra.. como gostam de falar esses portugueses. Podem passar horas discursando sobre qualquer tema, para qualquer um que mostre o mínimo interesse.
Sobre o que mais ouvi desde que cheguei, foram opiniões viagens, ou viagens de familiares, e familiares ou amigos, ou amigos de familiares no Brasil. Mas hoje um professores se superou, passando quase meia hora, depois do final da aula, divagando sobre a dificuldade de lecionar em inglês sobre sustentabilidade biotecnológica, quando a única coisa que eu tinha perguntado era o horário de uma aula que não tinha absolutamente nada a ver com sustentabilidade!

Na universidade deu super certo! O local é muito organizado e as aulas são todas no mesmo prédio (e andar, como descobri depois de subir e descer as escadas umas 3 vezes) então não nos perdemos.
O almoço, não foi na cantina como esperado. 
Participamos de uma Febrada. Churrasco de porco, ou uma fila enorme de aspirantes a engenheiros químicos portugueses sob o sol muito quente, para um pão com bisteca assada (delicinha), rufles, e refrigerante quente! Por 2,50euros. Mais, a oportunidade de assistir alguns calouros sendo humilhados pelos seus veteranos usando roupas tipo Harry Potter (literalmente, com capa e tudo), que na verdade são vestes muito bonitas e tradicionais por aqui.
Outras coisas que vimos os "caloiros" fazendo na praxe (trote), foi cantar musicas como "Tira o carro, põe o carro.. na hora que eu quiser. Que garagem apertadinha, que loucura de mulher", e subir e descer as escadas do centro tecnológico várias vezes, para não esquecer o número de degraus. Tudo isso enquanto os veteranos FOFOS bebem deliciosas mini-garrafinhas de cerveja vendidas nas lanchonetes da própria universidade!

Depois desse dia mais universitário impossível, nada mais justo que um passeio na minha praça favorita de Coimbra (sim, eu ja tenho uma..). Fica na frente da ponte de Santa Clara, que por sinal ainda não atravessei,  e se chama Praça da Portagem. Lá a melhor sorveteria italiana vende a melhor bola de Strattiaccela por apenas 1,50euros! Muito merecido!




Nenhum comentário:

Postar um comentário