quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cidadãs Temporárias

O clima está mudando por aqui.. o mapa da cidade tem ficado mais dentro da bolsa, junto com todos os outro papéis que temos recebido enquanto nos tornamos cidadãs temporárias de Coimbra! (mas continua muito quente, hehe)

De manhã cedo, fomos finalmente fazer o CPF português, que aqui chamam de NIF, ou número de identificação fiscal. Depois fomos assinar o contrato da internet (MEO) para o apartamento, pra onde vamos nos mudar amanha! (A internet aliás, é muito barata por aqui.. vamos pagar 30 euros por 30 megas, e existem planos de até 100 megas!).

Falando sobre internet, eu tenho aqui também meu cartão Vodafone de telemóvel (celular obvio), comprei já no aeroporto, mas descobrimos que a Associação do Erasmus dá gratuitamente (fica a dica). Com ele eu ligo para telefones fixos no Brasil por 0,06euros/min e gratuitamente para Vodafones de Portugal, todos tem!

Partimos, então, para a universidade onde demos entrada nos papéis da matrícula e fizemos maais amigos, o que é suuper legal, porém impossível memorizar os nomes e cursos de todos!

Descendo a universidade paramos para o almoço. Pedimos o menu, como sempre! E além do peixe, das batatas, do delicioso mousse de chocolate e do cafezinho (tudo por 6,5 euros) aprendemos do dono (Português nato, que me chamou de falsa Brasileira - bochechas alemãs) que "oi" é muito informal para perguntar às pessoas informações e que "banheiro" é chuveiro e que temos que pedir por "casas de banho"!

Também fizemos hoje nossa carterinha de estudante internacional (de Erasmus) válida para descontos em toda a Europa! E pagamos nossa primeira viagem, para Ilhas Berlengas, no próximo domingo.. logo antes do primeiro dia de aula!

Depois de tuuudo isso (que não é pouco, considerando a quantidade de ladeiras que temos que subir pra chegar nos lugares, e do trabalho que dá para encontrá-los), turistamos um pouco na Igreja de Santa Cruz, Jardim da Manga, comemos um merecido Gelato na praça, compramos nosso pãozinho na padaria próxima do Hotel e voltamos para finalmente colocar os pezinhos para cima!